CDH

Galerias de Fotos

CONVITE PARA O 2º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA

18/04/2017
https://www.youtube.com/watch?v=QTlL31eBT4M&spfreload=5

PROJETO GOVERNAR COM O POVO

31/03/2016



PROJETO GOVERNAR COM O POVO - Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/CE

CDH – Centro de Desenvolvimento Humano em parceria com Universidade Biocêntrica

A participação social é um desafio para o Estado Democrático pela história latino-americana marcada por uma relação de dominação-opressão e poucos momentos de democracia. A municipalização demanda o aprofundamento do Estado Democrático. São Gonçalo do Amarante é um município cearense que sofreu com o atraso político, onde a população foi colocada às margens do desenvolvimento. O projeto Governar com o Povo visa contribuir com a construção de uma prática de participação social e de integração População-Prefeitura, colaborando com a gestão na construção de um processo educativo de participação voltado para o desenvolvimento político, social, afetivo e econômico. Composto por: Fóruns de Gestores, Locais e Municipal; Intervenção na saúde e comunidade escolar. As bases teóricas são a Psicologia Comunitária (GOIS, 2004), desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos históricos e comunitários com metodologias participativas; e a Educação Biocêntrica, criar e facilitar processos de aprendizagem-desenvolvimento humano, através da expressão dos potenciais de vida, mediados pela integração entre vivência, reflexão, diálogo e ação (CAVALCANTE, 2001). Após dois anos percebe-se uma nova relação da prefeitura com a comunidade, envolvendo mais de 2000 pessoas, contribuindo para a aprendizagem-desenvolvimento dos sujeitos comunitários, fortalecendo a autonomia e reconhecimento do seu potencial na transformação positiva do município.

Início do 3° ano do Projeto, de 2014 com continuidade até agora 2016.

Participação de mais de 2.000 pessoas (moradores de dezenas de comunidades, secretários, Prefeito e diferentes profissionais da saúde e educação, outras entidades);

- 217 encontros nos 16 Fóruns de Localidades nas Comunidades – 1849 pessoas
- 10 Encontros de celebração da Vida e da União do Lugar – 900 a 1200 pessoas.
- 32 encontros com profissionais e gestores da saúde - 210;
- 21 encontros com profissionais e gestores da educação – 198 pessoas;
- 9 encontros com os secretários municipais – 35 pessoas ;
- 3 Encontros com Jovens – 58 pessoas
- 5 encontro com os conselheiros municipais de políticas publicas – 73 pessoas
- 2 Encontros do Fórum da Municipalidade – 167 e 136 pessoas
- 3 Encontros da Formação das Comissões de Chamamento – 103 pessoas;


...

SEMINARIO SOBRE EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA

21/03/2016

Agradecemos a tod@s que participaram do Seminário sobre Educação Biocêntrica que terminou com uma sessão de Biodança facilitada pela Facilitadora Didata Alicia Robado que deu aula esse final de semana em nossa Escola de Biodança do Ceará - EBC.
Alicia está no Movimento Biodança há mais de 30 anos. É Argentina e cuida da Biodança no Rio Grande do Norte há mais de 20 anos.

...

Lançamento do Livro: Educação Biocêntrica - Ciência, Arte, Amor, e

13/11/2015


Este livro apresenta a Educação Biocêntrica, um novo paradigma educacional, e discorre sobre sua história, conceituação, fundamentação, método integrativo biocêntrico e práticas educativas.
A Educação Biocêntrica vem sendo construída no Ceará há mais de 30 anos, pelos autores Ruth Cavalcante e Cezar Wagner, juntamente com outros educadores, e tem se expandindo para quase todos os países da América Latina e vários países da Europa.

Trata-se de um livro inovador que estimula a nossa percepção para novos paradigmas baseados em um novo Princípio – o Biocêntrico - e de novas possibilidades de ser e estar no mundo de forma mais saudável e sustentável. Aponta-nos novos caminhos para o processo de aprendizagem-desenvolvimento e nos instiga, como educadores formais ou como seres humanos, a vivenciar, dialogar, refletir e agir para tornar nosso planeta um lugar melhor, com mais justiça social, respeito, paz e valorização da Vida. Um mundo em que o ser humano não se sinta dono da natureza, mas parte dela, construindo uma Cultura Biocêntrica.


...

Outubro / 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

Rodape 2.0

Todos os direitos reservados - Centro de Devenvolvimento Humano
Rua Marcondes Pereira - 1266 - Dionísio Torres - Fortaleza - Ceará